Beso Rosado
2018 | 20 min | experimental
Neste diário de viagem o diretor R.B. Lima busca refletir sobre as relações interpessoais na era das virtualidades de redes sociais e aplicativos de relacionamento. Ele também autoquestiona a própria inserção nessa época de "amores líquidos" através de encontros com rapazes conhecidos por meio do Tinder, do Grindr e do Happn.
Foto: "Tarho and el Masri" (1955), do fotógrafo libabês Hashem el Madani, descoberta por Akram Zaatari no final dos anos 1990.
De uma viagem à Argentina no começo do ano de 2018, surgiu a ideia de Beso Rosado que tornou-se o Trabalho de Conclusão de Curso de R.B. Lima na Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
O filme-ensaio é um diário de viagem que aborda os relacionamentos em época de aplicativos de encontros, correlacionando com a forma de explorar pontos turísticos com o uso do aparelho celular. Assim, Beso Rosado foi todo gravado com a câmera de um celular e o roteiro foi construído através das conversas com rapazes conhecidos por meio desses aplicativos de relacionamento.
Constituindo-se como produção acadêmica, o relatório está disponível para download.
BESO ROSADO: confeccionando um filme-ensaio
RESUMO
O filme-ensaio mostra-se como uma das mais prolíferas formas de fazer cinema, uma vez que ao mesmo tempo em que faz uma autoanálise, o autor expõe suas impressões acerca de assuntos mais abrangentes pertencentes a uma coletividade. Utilizando-se de referências estéticas de conceituados realizadores ensaístas como Chris Marker e Chantal Akerman, bem como da teoria desenvolvida pelo sociólogo e filósofo Zygmunt Bauman (2004) sobre as relações interpessoais na era virtual, o presente relatório aborda a realização do filme-ensaio Beso Rosado (2018) sob a ótica do diretor enquanto autor, apresentando os procedimentos empreendidos nas diversas etapas da confecção de uma obra audiovisual.
Uma realização de R.B. Lima
Mixagem e edição de som de Vitor Galmarini
Colorização de Júlia Sartori
PARTICIPAÇÕES EM FESTIVAIS E MOSTRAS:
- VII Cine Virada 2019 - Festival de Cinema Universitário da Bahia (Cachoeira-BA)
- II Mostra OffCine 19 (Varginha-MG)
- 14º Festival Audiovisual Comunicurtas UEPB (Campina Grande-PB)
- 5º Toró - Festival Audiovisual Universitário de Belém 2019 (Belém-PA)
- 14º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro 2019 - Caleidoscópio Universitário (João Pessoa-PB)
PRÊMIOS:
- 14º Festival Audiovisual Comunicurtas UEPB (Campina Grande-PB)
MELHOR MONTAGEM - MOSTRA TROPIQUEERS